O meu bife a portuguesa

O meu bife a portuguesa

Esta é a minha versão de bife a portuguesa,e devo dizer que ficou uma maravilha.De vez em quando apetece-me um bom bife,e nada melhor do que este que é bem tradicional,não pode faltar em qualquer cervejaria de portugal,servidos em pratos de barro.Hoje em vez de o ir comer a algum restaurante,decidi fazê-lo aqui por casa e mantendo a tradição,seguindo uma receita de um livro antigo da minha mãe,os "Segredos de Cozinha".No outro dia fui á feira que se realiza todos os anos aqui em Portimão por esta altura,e comprei os tradicionais pratos de barro.Assim ainda dá mais gosto comer,é como ter o restaurante em casa.

Ingredientes:
800g de batatas
4 bifes de novilho
4 dentes de alho
50ml de óleo
50g de manteiga
1 folha de louro
4 fatias de presunto
1 colher (de sopa) de mostarda
200ml de vinho branco
1 colher (de chá) de vinagre
óleo para fritar as batatas
sal e pimenta q.b

Preparação:
Descasque as batatas e corte-as as rodelas finas,reserve.Tempere os bifes com sal,pimenta e os alhos esmagados.Frite-os no óleo e na manteiga juntamente com os restantes alhos esmagados e a  folha de louro.Quando estiverem fritos retire-os,frite as fatias de presunto ligeiramente e retire,Junte a mostarda,o vinagre e o vinho á gordura.Deixe o molho apurar,entretanto frite as batatas em óleo bem quente.Coloque um bife em cada prato com uma fatia de presunto por cima,regue com o molho,e por fim distribua as batatas fritas pelos quatro pratos.Bom apetite....

O meu bife a portuguesa

Comentários